quarta-feira, 3 de março de 2010

Sexta Feira ao Porto


Depois de aulas em espanglês da facool, Sabrina me pegou de carro e fomos ao Porto da cidade conferir a 33 edição do America`s Cup, considerada a fórmula 1 da Vela. Sabrina é outra menina de Florianópolis que está aqui por meio de um intercâmbio com sua faculdade estadunidense, donde ganha bolsa atleta por jogar vôlei. Ela tinha alugado um carro pra levar sua prima até Sevilla, onde vai estudar. Como tinha o carro até sexta, me convidou pra ir ver o agito do America’s Cup. Essa é a competição considerada a Fórmula 1 da vela, e desde uns 5 anos, Valencia foi escolhida Cidade Sede dessa competição anual. Chegar lá foi fácil, Sabrina comprou um GPS, mas aparentemente Paulo também tinha suas falhas de localização. Estacionamos perto da rua, o que nos possibilitou passear a pé pelo trajeto todo onde estavam os equipamentos da Cup. Aparentemente é um puta evento, cheio de patrocínios, e cheio de gente, em plena sexta feira a tarde, com muito vento frio. É nessa mesma area que acontece o circuito urbano de F1 de Valencia, então acho que como cartão postal da cidade, só podia ser assim mesmo: É uma zona portuária digna de país de primeiro mundo. Tudo é muito limpo, bem arborizado com suas palmeiras típicas, bem organizado e bem cuidado, pelo menos nessa parte do Porto. A Zona Portuária de Valencia é grande, mas essa parte que visitamos é do lado da praia onde todos se banham no verão, e não podia ser diferente em termos de organização/limpeza. O resto do porto, que se desenvolve mais ao Sul, se vê no Google maps com uma grande área de estacionamento de containers, que ao que me parece, configura um compreende um porto de grande movimentação e importância. Até porque daqui saem balsas à Elvissa (Ibiza), Palma de Mallorca, e Menorca. Mas vale o espetáculo, ainda mais por conta do edifício-símbolo: o Edificio Veles e Vents (America's Cup Foredeck Building) de David Chipperfield Architects.

Um vento desgraçadamente frio congelava a orelha de todo mundo, enquanto uns comiam, outros olhavam o telão com a narração da Cup, uns passeavam... mas certamente todos passavam frio. Achei interssantchi o fato deles terem barraquinhas com comida típica de alguns países, que certamente entraram como patrocinadores para fazer mais alarde à suas equipes. Tinha barraquinhas de comida suíça, estadunidense, espanhola. Entre tapas e paella, eu e Sabrina ficamos com a segunda opção, que logo esfriou devido ao vento.


2 comentários:

  1. A Sabrinaaaaaaaaa!!!! Eia mundo pequeno!! Ela estudou comigo no catarinense!!

    ResponderExcluir
  2. Bio depois me passa o teu endereço. quero ver no google. é muito longe do porto?? pq eu lembro de ter ido do centro até aí de trem e não deu nem vinte minutos! bem prático :) eu fiquei perto do el corte ingles, uma super loja de departamentos! já foi lá? e isso aí no prato seria uma paella?? que cor esquisita, hehe!!! que tipos de carnes tinha aí?? :***

    ResponderExcluir