quarta-feira, 3 de março de 2010

Parque Jardin del Turia

Vou abrir um parênteses para explicar algumas coisinhas da cidade. Ainda não tive tempo de pegar uma bicicleta e percorrê-lo todo, mas vale a informação. O parque Jardim Del Turia é um grande parque linear que corta a cidade de Valencia. Ele uma vez já foi um rio. Mas aqui no Leste da Espanha é comum um ciclo de chuvas não sazonal. Típico de clima mediterrâneo, não chove muito durante o ano todo. Mas de tempos em tempos, dá uma chuva gigantesca absurda e tudo inunda. Valencia, assim como outras cidades banhadas pelo mar mediterrâneo, já sofreram bastante com isso. Aqui o rio Turia, que cruzava a cidade, era um filete de água que cruzava um largo canal de concreto no centro da cidade, parecido com os outros rios europeus. Mas depois de uma segunda inundação gigantesca em 1957, muita gente morreu e muito se perdeu, optou-se por desviar o rio antes que ele chegasse a malha urbana valenciana. Agora ele passa um pouco mais ao sul da cidade, de novo por uma calha de concreto, mas agora com dimensões e localizações apropriadas para que não cause danos a cidade. Ao mesmo tempo que não há dúvidas que a cidade ganhou e muito com a implementação dos Jardines Del Turia, é uma lástima que a cidade perdeu total relação com o rio que a cruzava suas ruas. Ao invés de se fazer um tratamento de bordas, criação de algumas soluções para amenizar as enchentes do rio a exemplo do que fez muitas cidades mundo afora, decidiram quase que apagar o rio da memória da população recolocando-o entre duas avenidas de alto fluxo, à la Rio Tietê, longe do convívio diário. Foi nos anos 90 que se implantou o parque.

Um parque linear é “uma medida sustentável de uso e ocupação das áreas de fundo de vale urbanas, nos âmbitos ambientais, sociais, econômicos e culturais”. Esse tipo de parque faz uma trama ampla e conectada de aeras verdes em meio ao tecido urbano, e com ele, pode-se deslocar-se de um canto a outro da cidade de forma agradável e sustentável, pois ao invés de o fazer percorrendo a cidade pelas ruas, o fazendo pelo parque te traz uma sensação de estar imerso ao verde e ainda com a possibilidade de o fazer de bicicleta. Pois assim acontece com o Jardin Del Turia. Aqui concentram muitas atividades de lazer e esporte, como quadras de esporte, skate parks, parques infantis, pista de caminhada, ciclovias, mas também uma infinidade de áreas de estar com fontes e uma infinidade de árvores, palmeiras e canteiros floridos plantados ao longo de surpreendentes quase 10km. Um grande destaque para o Parque Gulliver, um gigante (haha) brinquedo infantil no meio do parque. No Gmaps se vê um gigante amarrado por cordas, onde as crianças podem subir e descer nele. O Jardim Del Turia, projetado por Ricardo Bofil, foi apelidado de Rio Cultural, pois ao longo de suas “margens”há uma infinidade de atividades e centros culturais, a começar pelo Zoológico que está em uma de suas extremidades, passando pelo Jardim Botânico, Palácio da Música, Cidades das Artes e das Ciências, Oceanográfico (o maior da Europa) e terminando na Zona Portuária, onde ali ainda corre um filete de água.

Foto by me: Jardin do Turia visto de uma das pontes do Calatrava, por sobre o metro projetado também por ele (Alameda)

Foto aérea do jardim: Aqui se vê as pontes que cruzavam o rio e ao fundo o Palácio da Música e a Cidade das Artes e Ciência


2 comentários:

  1. Ahh que legal esse parque! Vi várias fotos da Lis também...
    Vê se aproveita ai surfi!
    E estou com muitaaaas saudades

    ResponderExcluir
  2. Ai bio, to amando esse teu blog! nunca deixe ele de lado! =) e as informações tão ótimas. eu visitei os jardins mas sabia pouco sobre ele! mas é demais né? muitoo agradável pra cidade mesmo! aiii vai no gulliver, eu não fui!!! só vi fotos no google depois! vai pra eu poder ver através dos teus olhos ;) saudades surfii!! super beijo!

    ResponderExcluir